Sunday, March 29, 2009

Barbie Musa Inspiradora: http://blog.bolsademulher.com//movimentorosa (Barbie: The mush that inspired)


Hello Girls!
Below is an article written by Daniela Pessoa, about the Barbie doll as a source of inspiration, to which I gave my opinion as a Fashion Designer interviewed. Hope you will like it!!
____________________________________________________________________

Olá meninas!!! Segue abaixo uma reportagem sobre a Boneca Barbie como fonte de inspiração, para a qual eu dei uma "palhinha". Espero que gostem!!

Desde a sua primeira aparição em um maiô preto e branco, Barbie sempre teve tino para moda. Ela curte de tudo - vestidos, blusinhas, jeans, saias, roupas de gala - e já foi vestida por mais de 70 papas da moda, como Karl Lagerfeld, que presenteou a boneca em seu aniversário de 50 anos com o clássico conjuntinho Chanel - sob medida, é claro! Até hoje, um total de 1 bilhão de roupas já foram produzidas para a boneca e seus amigos. Ícone fashion, Barbie reflete tendências que influenciaram e influenciam o mundo inteiro. Com um guarda-roupa assim, não é à toa que a boneca é fonte de inspiração para as criações de estilistas badalados como Calvin Klein, Diane von Furstenberg, Donna Karan, Vera Wang e Alexandre Herchcovitch. No entanto, mais do que isso, Barbie foi o passaporte de entrada para o mundo fashion, o primeiro contato de grandes nomes da moda com o universo lúdico.

Quando tinha sete anos, o estilista italiano Giambattista Valli, que está sempre marcando presença nas passarelas da Semana de Moda de Paris, implorava para a costureira da família fazer vestidos de Barbie. Já a estilista Anna Sui, presente na lista da revista ‘Time' dos top 5 ícones fashion dessa década, começou a vestir a boneca com os seus próprios modelos muito antes de se tornar uma profissional da moda.

Robert Best, o principal fashion designer da linha Barbie Collector, também já confessou que Barbie é sua musa inspiradora. Ela o inspira por causa de sua alegria e por representar tudo aquilo que faz a moda ser tão divertida. Na faculdade, os professores de desenho de Robert comentavam, inclusive, que suas sketches lembravam a Barbie, sua fonte ‘secreta' de inspiração que se revelou uma verdadeira paixão.

Barbie foi também a maior influência da paixão da estilista e designer de moda Luana Ouverney, dona da marca Vitrô, pelo mundo fashion. "Ela sempre me inspirou, seja pelo corte de suas roupas, pelas cores, tecidos, aviamentos, detalhes... Afinal de contas, sua equipe de criação busca o que há sempre de mais ‘in' na moda. Não tem como não beber dessa fonte!", conta Luana. Não mesmo! Afinal, só para a boneca ganhar um novo look é preciso reunir o trabalho de cerca de 100 profissionais, entre eles designers, costureiras e estilistas. Uma verdadeira indústria da moda.

"Não tem como não se inspirar vendo uma boneca tão bonita, encantadora, bem vestida e maquiada, com uma trajetória de vida que se confunde com a das mulheres", diz Luana, que até hoje costura para suas Barbies. "Quando me sobra um tempinho, costumo fazer minhas criações em miniatura para ver primeiro como fica na boneca e, assim, ter uma idéia de como ficará em uma mulher do tamanho real", diz a estilista. Tamanha admiração pela Barbie não poderia passar despercebida no trabalho de Luana. "Tento passar para as roupas que crio a feminilidade, delicadeza e traços das roupas da boneca, seja no detalhe, na cor ou no modelo", afirma ela.

Barbie também foi a primeira modelo para as criações de Patrizia Simonelli, estilista da Cia. Marítima, bam-bam-bam da moda-praia. "Tudo o que eu criava ficava lindo nela", conta Patrizia. Se antes trocar, destrocar, criar, pintar e bordar roupinhas era só brincadeira, mais tarde virou mesmo coisa de gente grande. "A experiência de, anos depois, vestir a Barbie na exposição ‘Fashion Dolls Edição Paraná' foi ótima. Tive a sensação de voltar a ser criança, no entanto de forma mais madura. Foi muito especial trabalhar com a Barbie, que já inspirou tantas gerações de estilistas", diz Patrizia. Ela criou para a boneca um biquíni digno de passarela, que, segundo a própria estilista, poderia ter feito parte da coleção que ela estava preparando para a São Paulo Fashion Week 2008.

Por falar em SPFW, o estilista Fause Haten já levou o universo Barbie, literalmente, às passarelas da segunda edição do ‘Barbie Fashion Designers'. "Como eu estava trabalhando com o universo lúdico na coleção, foi muito fácil me inspirar na Barbie. Afinal, ela é o ícone infanto-juvenil que prepara e cultiva as mulheres que serão as consumidoras de moda do futuro", afirma Fause Haten. O resultado? Ele mesmo conta, orgulhoso: "Foi tudo perfeito, as clientes amaram a linha de roupas com vestidos, camisetas, calças e acessórios que criei inspirados na boneca".

E quem não gostaria de vestir Barbie? Pensando nisso, muitos estilistas e designers não apenas se inspiram na boneca como também a trazem para suas criações. A famosa designer de jóias norte-americana Tarina Tarantino lançou uma coleção inteirinha de colares, pulseiras, brincos e pingentes que exibem a marca registrada da boneca - sua silhueta.

Na ‘Barbie Store' de Xangai (China), a maior do mundo, é vendida uma coleção exclusiva de jóias de luxo - com direito a diamantes e metais raros. Ela foi concebida pelos badalados designers Layna e Alan Friedman. Para Layna, Barbie é uma grande inspiração porque conseguiu tocar o coração de meninas e mulheres durante todo esse tempo. Ela é imaginação, feminilidade, um símbolo do poder das mulheres. Por isso, a boneca faz parte não apenas das criações da designer, como também de sua vida.

De fato, Barbie é inspiração em todos os sentidos. Ela representa uma mulher confiante e independente, com uma capacidade impressionante de se divertir sem perder o glamour. Palavras de ninguém mais ninguém menos do que a estilista Diane von Furstenberg.

por Daniela Pessoa
http://blog.bolsademulher.com/movimentorosa/2009/03/25/75207/barbie_musa_inspiradora